NEST e LAMPCS têm projeto aprovado pela Fapeg
O Núcleo de Estudos sobre o Trabalho e o Laboratório de Metodologia aplicada às Ciências Sociais serão beneficiados com a realização do projeto "Trabalho e qualificação no setor de serviços pessoais e distributivos", aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás em 14/09/2007. Os objetivos do projeto são:
1) analisar, sob o ponto de vista da sociologia do trabalho e do consumo, os subsetores de serviços pessoais (que ocorrem, por exemplo, em bares, recreação, serviços domiciliares) e de serviços distributivos (ligados ao comércio, transporte, comunicação e armazenagem) no Brasil, com destaque em Goiânia.
2) analisar algumas formas de trabalho formal ou informal nos subsetores mencionados, as ocupações, as transformações nas representações sociais de trabalho correspondentes aos nichos selecionados, questões de gênero, interações e relações sociais de trabalho, cultura do trabalho e do consumo
3) Articular as atividades de treinamento, produção de dados, ensino e pesquisa efetivadas no LAMPCS e no NEST aos objetivos anteriores, extendendo o âmbito do projeto original à comunidade.
4) fortalecer a linha de pesquisa Trabalho, emprego e sindicatos, do Mestrado em Sociologia consolidar o Programa de Pesquisa Sociologia do Trabalho.
O projeto aprovado tem por base outro proojeto já em andamento, cadastrado na UFG (nº 23887): Análise sociológica de serviços distributivos e pessoais: cultura do trabalho e práticas de consumo, coordenado pelo prof. Jordão Horta Nunes. A idéia é consolidar o LAMPCS e o NEST, no aspecto da infra-estrutura e do planejamento acadêmico da unidade (FCHF), realizando upgrade e instalação de equipamentos básicos, por um lado e reorientando atributos, funções e atividades a projetos desenvolvidos por suas equipes. Como os objetivos de laboratório e do núcleo privilegiam a interação com segmentos sociais voltados ao mercado de trabalho e o desenvolvimento de atividades de formação, extensão e pesquisa em colaboração com outras instituições, bem como a própria produção, no que se refere a bancos de dados, trabalhos científicos e promoção de eventos, aguarda-se uma ampliação de contatos com órgãos públicos, sindicatos, associações e ONGs relacionadas ao trabalho, formação e qualificação, bem como a realização de efetiva de convênios e acordos de colaboração no período de realização deste projeto, com perspectivas de ampliação nos anos subseqüentes.
Fonte: Coordenador